Demitida por assumir seus cabelos grisalhos

Âncora por anos da CTV National News – e uma das jornalistas mais adoradas do Canadá, essa mulher maravilhosa de 58 anos foi demitida depois de 35 anos atuando na frente das câmeras.

Alegações de que uma âncora de telejornal popular no Canada perdeu o emprego depois de “ficar grisalha” provocaram raiva e descrença, lançando uma das maiores organizações de mídia do país em turbulência e destacando as rígidas expectativas enfrentadas pelas mulheres na força de trabalho.

Em um vídeo de dois minutos postado no Twitter na segunda-feira, Lisa LaFlamme anunciou que foi demitida como âncora do CTV National News, um dos programas noturnos mais assistidos do país.

No clipe, que já foi visto mais de 4 milhões de vezes, LaFlamme disse que ficou “surpresa” com a decisão de encerrar seu contrato.

“Ainda estou chocada e triste”, disse ela. “Aos 58 anos, ainda achava que teria muito mais tempo para contar mais histórias que impactam nosso dia a dia.”

LaFlamme, que começou a apresentar o principal show em 2011, foi uma das muitas mulheres que pararam de tingir o cabelo durante a pendemia e permitiram que sua cor natural do cabelo aparecesse. LaFlamme chamou a decisão de “libertadora” e disse aos espectadores que desejava ter feito a mudança mais cedo.

Mas na quinta-feira, o Globe and Mail (jornal canadense) escreveu que Michael Melling, um executivo sênior da CTV News, havia “perguntado quem havia aprovado a decisão de ‘deixar o cabelo de Lisa ficar grisalho’”. Melling e LaFlamme também entraram em conflito sobre questões jornalísticas antes de Melling finalmente dizer a LaFlamme que seu contrato estava sendo encerrado, informou o Globe and Mail.

LaFlamme trabalhou para a CTV News nos últimos 35 anos, fazendo reportagens de zonas de conflito e locais de desastres naturais devastadores. Recentemente, ela ganhou o prêmio de Melhor Âncora de Notícias no Canadian Screen Awards.

Óbvio que o sexismo e ageismo vem sendo negado como a razão principal da demissão de Lisa, mas o que a emissora não esperava era o apoio imenso de grandes marcas à jornalista.

Enquanto isso, seguimos aqui firmes apoiando todas as mulheres que decidem assumir seus fios brancos, e também apoiando aquelas não querem deixar as tinturas, pois afinal o mais importante para nós é o respeito a descisão de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *