Transição Capilar: Cabelos Grisalhos Cacheados
A transição capilar é um processo de transformação, mudança interna e de auto aceitação, e o objetivo principal é voltar a cor, curvatura e textura natural dos fios, assumindo e amando-os como eles verdadeiramente são.
Transição Capilar?
A transição capilar é o período em que as mulheres ficam sem fazer o uso de quaisquer procedimentos químicos, dentre eles, os alisamentos, descoloração ou coloração. É um processo de transformação, mudança interna e de auto aceitação, e o objetivo principal é voltar a cor, curvatura e textura natural dos fios, assumindo e amando-os como eles verdadeiramente são.
Podemos dizer que é uma “rebeldia sadia” em não somente romper, mas definitivamente acabar, com essa escravidão, quebrar paradigmas e desvencilhar de exigências do “padrão de beleza” aceitável e reconhecido, que somente pessoas com cabelos lisos e impecavelmente coloridos são bonitas.
Estamos no momento e no movimento de romper com pensamentos retrógrados, que consideram o cacheado, crespo e ainda por cima brancos ou grisalhos, um desleixo! Chega!
Passar pelas fases da transição capilar não é fácil, rápido e tão pouco simples! O cabelo agora, começa a crescer em sua forma natural, já não é mais liso, e vem com força total em um novo formato, uma nova textura e, além de tudo, branco e grisalho. Tudo isso, gera novas necessidades.
Como fazer a transição?
Existe duas formas de passar pela transição:
1 – Fazer o Big Chop (grande corte), ou seja, cortar totalmente a parte alisada, às vezes algumas mulheres chegam a passar a maquininha 1 ou 2;
2 – Ir cortando aos poucos e lidando no dia-a-dia com seu novo companheiro.
De qualquer maneira, a transição não é tão rápida e geralmente a forma de passar por ela é uma escolha única que somente a própria mulher deve decidir pôr em pratica. Podemos dizer que este será um processo de “reconciliação e paz” com seu cabelo natural e com a sua nova cor.
Dicas especiais para uma vida sem químicas capilares
– Descoberta: você está iniciando uma nova fase em sua vida, tenha paciência, espere o cabelo crescer, observe ele e seu tipo, grau de curvatura, sinta a sua textura, olhe a sua nova cor com muito amor, antes de pensar em desistir.
– Comparação: não se compare a ninguém e tão pouco o seu cabelo! Você e ele são únicos, não existe formato e nem cor igual a de ninguém. Não há cabelo mais bonito que o seu!
– Big Chop: nem sempre é a melhor opção, não vá na onda de outras mulheres, sem estar segura que gosta do tipo curtinho. Para muitas mulheres essa não é uma opção e está tudo bem, vá cortando aos pouquinhos até todo o comprimento liso sair, curta a nova cor que está chegando junto com o novo formato.
– Desistir: muitas desistem no meio do processo devido às críticas, apontamentos ou dificuldade de lidar com o novo tipo e cor do fio. Mas, você pode agir diferente, busque apoio em grupos ou redes sociais, onde outras mulheres estejam passando pelo processo assim como você, nunca para se comparar, mas sim, para se apoiarem mutuamente.
Se estiver chateada ou com dificuldade, desabafe com quem está no mesmo barco, com certeza receberá apoio e se sentirá abraçada, amada e acolhida. Isso facilitará a jornada até o grande pódio. Uma dica, conheça o Instagram Cabelos Brancos e Grisalhos.
Como cuidar do cabelo cacheado grisalho – Rotina de cuidados
Os novos fios requerem cuidados especiais!
Em nosso couro capilar existem glândulas sebáceas que são responsáveis por produzir a gordura e nutrir os fios de cabelos, dando o brilho, maciez e leveza. Porém, devido ao grau de curvatura dos fios cacheados e afros, essa gordura não consegue percorrer pela extensão total do fio, deixando ele mais seco do que os fios lisos, e isso é totalmente normal e simples de se resolver.
– Faça um Cronograma Capilar periodicamente:
Busque por produtos com maior poder de nutrição e faça semanalmente essa reposição de gordura, ou seja, carregados em óleos e manteigas vegetais. Você pode ainda, quinzenalmente fazer uma umectação com os óleos vegetais puros para melhor absorção da gordura pelos fios.
Intercale durante a semana a hidratação para repor a água.
Evite o uso de produtos à base de petrolados para não sobrecarregar seus cachinhos, pois estes darão um brilho superficial, mas não nutrirão o córtex, que é a parte mais interna do seu fio e onde requer o verdadeiro tratamento e a carga de gordura.
Mensalmente faça uma reconstrução de fios para reposição de proteínas e aminoácidos que darão força, vigor e evitarão a elasticidade e quebra.
O nosso cabelo faz parte de nossa personalidade, identidade visual, de como nos apresentamos e até de como somos vistos pela sociedade. Pode parecer bobagem para quem não está na pele dessas mulheres, mas aceitar o cabelo como ele é, cor e textura, demonstra além de autoaceitação, reencontro com sua própria personalidade, amor por suas raízes e descendência, autoestima, empoderamento até chegar ao êxtase em exibir o seu verdadeiro eu.
Precisa de uma dica de produtos específicos para seus grisalhos cacheados? Aposte no Kit Black Cachos Desamarelador.
Acesse a loja online: www.lojadabambbu.com.br e veja produtos que podem te ajudar muito nessa jornada.