Tipos de Condicionadores – Para Que Serve? Como Usar?

Hoje vamos falar sobre os tipos de condicionadores de cabelo, para que servem, como usar e qual a diferença deles para os cremes. Geralmente, não damos a devida atenção para esse produto, mas sem ele, os tratamentos não funcionam.

Você já parou para pensar que a escolha do condicionador pode fazer a diferença na hora de cuidar dos seus cabelos?

A maioria das pessoas sequer sabe para que serve o condicionador e, porque seu uso é indispensável para manter a saúde dos fios. Se você tem curiosidade, siga lendo esse texto e fique por dentro de tudo.

Para que serve o condicionador de cabelo?

Embora nem sempre pensemos nos tipos de condicionadores que o mercado oferece, é muito difícil cogitar lavar os cabelos e não usar esse produto.

Bem! A função do condicionador é muito nobre. Em síntese, ele age para fechar as cutículas dos fios, tendo em vista que quando passamos o shampoo, o mesmo limpa enquanto abre as mesmas e isso causa um grau de ressecamento nos fios.

Desse modo, ao fechar as cutículas, o condicionador garante que toda a nutrição e hidratação inseridas no cabelo, permaneça lá por mais tempo. O resultado é um cabelo saudável, com brilho e menos frizz.

O que acontece se não usar condicionador?

Antes de conhecer os tipos de condicionadores, vamos falar sobre uma questão muito séria. Há quem opte por apenas lavar o cabelo e não seguir a etapa de condicionamento, mas isso é certo?

A resposta é não! E se você está pensando em fazer isso, saiba que, a longo prazo, o não uso do mesmo isso vai danificar a estrutura do seu cabelo. Vamos pensar um pouco no que aconteceria se os fios ficassem sempre com as cutículas abertas.

Toda a estrutura interna ficaria exposta, sem proteção alguma. Tanto a ação do tempo quanto uso de chapinha, secador e até mesmo acúmulo de resíduos como a poeira, a poluição etc iriam penetrar na fibra danificando aos poucos sua estrutura. Além disso, tratamento algum fica retido no fio. Então não esqueça: lavou, condicionou!

Conheça os tipos de condicionadores 

Assim como as máscaras de tratamento, óleos, manteigas e shampoos, o mercado também nos oferece alguns tipos de condicionadores. Analisando para que serve cada um, você poderá escolher o adequado para seu cabelo e ter melhores resultados.

A priori, é preciso saber que não importa qual o tipo de cabelo – cacheados, ondulados, crespo, liso, grisalho, natural ou quimicamente tratado… Todos precisam da ação do condicionador. 

Sendo assim, confira estas informações, descubra se está usando o produto adequado ou se precisa mudar para ter um cabelo saudável e forte. 

1 – Condicionador hidratante

Vamos começar falando dos condicionadores hidratantes. Os mesmos possuem uma textura mais cremosa e sua fórmula é composta por ingredientes hidratantes, como óleos e/ou manteigas. Além disso, sua ação exige que aguardemos alguns minutos, seguido de um bom enxágue.

Dentre os cremosos, existem tipos de condicionadores para cabelos lisos, ondulados, cacheados, crespos e também para os grisalhos. Então, se você já sabe qual seu tipo de cabelo, é só escolher o condicionador hidratante indicado para ele.

Vale ressaltar que, embora ele tenha ação emoliente, seus efeitos são leves, moderados e temporários, ou seja, não é possível abdicar da máscara de hidratação e ficar apenas com o condicionador. A máscara hidrata de forma muito mais profunda.

2 – Condicionador limpante

Também existem tipos de condicionadores que exercem mais funções de uma só vez. Por exemplo, o condicionador limpante tem poder hidratante, sela as cutículas e ainda tem maior poder de limpeza. 

Significa que esses produtos também trazem em sua fórmula, agentes com poder de limpeza, que auxiliam a deixar o couro cabeludo e também o comprimento dos fios, livres de resíduos de produtos, dentre outras sujidades.

Esse tipo é muito utilizado por quem opta pela prática de co-wash que é uma técnica usada pelas crespas e cacheadas, mas também é uma boa opção para as grisalhas. Isso porque ajuda a manter as cutículas mais seladas e evita a porosidade. Entretanto, o uso desse tipo deve ser intercalado com um shampoo de limpeza suave, visto que, o condicionador limpante não tem o poder de remover 100% das impurezas dos fios e couro cabeludo.

3 – Condicionador matizador 

Por fim, vamos falar um pouco sobre o condicionador matizador. Ele, além de exercer sua função principal que é selar as cutículas, também apresenta compostos hidratantes em sua fórmula.

No entanto, o que o diferencia dos demais é que o mesmo deposita pigmento e intensifica a coloração dos fios.  Em outras palavras, ele promove a manutenção da cor atual. Ideal para grisalhos que precisam manter longe o amarelamento, ruivos, ou quimicamente coloridos, para intensificar a cor.

Como usar o condicionador de cabelo?

Agora que você já conhece os tipos de condicionadores e quando usar cada um, que tal conferir se você, de fato, está usando esse produto de maneira adequada? Confira um guia simples e se tiver qualquer dúvida, deixe um comentário ou acesse nossas redes sociais.

  • Com os cabelos limpos, aplique o condicionador no comprimento dos fios.
  • Em seguida, garanta que todo o cabelo recebeu produto.
  • Aguarde pelo tempo indicado por cada fabricante e enxágue removendo todo o produto do fio; nunca deixe resíduos de condicionador ou de máscaras nos fios. Isso prejudica bastante o couro cabeludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *