Cabelos finos e ralos como engrossar: Dicas e cuidados
É muito importante que se esclareça a diferença entre ter os cabelos ralos e ter os cabelos finos. Isso é crucial na escolha de produtos e cuidados.
Seu cabelo é fino ou é ralo? É frágil ou está fragilizado? Você quer um cabelo volumoso ou mais encorpado?
As respostas para essas perguntas são muito importantes para que você saiba exatamente que tipo de produto você deve investir para cuidar das suas madeixas.
Cabelos Finos vs Cabelos Ralos
Na maioria das vezes associamos o cabelo fino com o cabelo ralo, e por isso, você pode buscar por um tratamento que não condiz com o estado real dos seus fios.
Cabelos ralos, indicam a quantidade de fios existentes no couro cabeludo. E para essa situação não há muito o que fazer, pois não existe produto que deixará seu cabelo volumoso. Já os cabelos finos têm como característica a estrutura mais fina da haste.
Seu cabelo é frágil ou está fragilizado?
Um cabelo fino frágil é aquele que tem volume (é cheio), porém tem uma estrutura frágil. Geralmente esse tipo é mais seco, embaraça facilmente e sofre bastante quebra.
Já o cabelo fragilizado pode ser um cabelo de espessura normal, mas que devido ao uso constante de químicas, pranchas, secadores e a falta de tratamentos vão afinando e ficando frágeis com o tempo.
Segundo, Angela Farias – Química e Cosmetóloga, “o fio de cabelo vai mudando a sua espessura ao longo da vida. Mas, especialmente, após os 45 / 50 anos de idade, o fio pode ir afinando. Porém, algo a considerar é que isso não é uma regra!
Várias questões podem levar ao afinamento do fio, como problemas hormonais, doenças, excesso de medicações, pouca ingestão de água e deficiência em alimentação que deve ser rica em proteínas e nutrientes, falta de tratamento nos fios, pode deixar os fios mais finos, além de cair mais” explica.
Você quer um cabelo volumoso ou mais encorpado?
Bom, se você entendeu as diferenças que eu citei acima, você já percebeu que se seu cabelo é ralo, não tem muito o que fazer, mas temos dicas bacanas que vão te ajudar.
Já, se o seu problema são eles finos e sem volume, você pode conseguir, aumentando a espessura e ganhando mais volume.
Por que é fundamental cuidar bem dos cabelos finos?
Como eu citei, os cabelos finos são fios mais frágeis portanto manter um rotina de cuidados vai garantir fios fortes e mais encorpados.
Quais dicas seguir para cuidar dos cabelos finos?
Independentemente de ser hereditário ou ter ficado fino ao longo do tempo, seguir algumas dicas pode te ajudar a deixar seus fios mais fortes, bonitos e saudáveis. Então, vamos lá:
1- Evite água quente
Já sabemos que a água quente é inimiga de todos os tipos de fios.
Para os cabelos finos, ela pode trazer dois problemas.
O primeiro, é que ela estimula a oleosidade do couro cabeludo, podendo deixá-lo com excesso de sebo e com aparência pesada.
O segundo, é que abre demais as cutículas, o que favorece a perda de nutrientes, levando ao ressecamento e a quebra.
2 – Lave seu cabelo regularmente
Lavar o cabelo regularmente irá remover o acúmulo de sujeiras, produtos em geral e oleosidade em excesso que fica no couro cabeludo deixando-os mais pesados, com a aparência de oleosos e ainda mais escorridos.
3 – Massageie seu couro cabeludo
Massagear o couro cabeludo aumenta a circulação sanguínea nas raízes do cabelo. Uma massagem relaxante e estimulante de três minutos ajuda a estimular o fluxo sanguíneo, levando todos os nutrientes necessários ao seu couro cabeludo.
4 – Fazer um Detox Capilar
Fazer uma limpeza quinzenal, no couro cabeludo pode te ajudar a remover células mortas e sujeiras que ficam impregnadas e acumuladas no bulbo capilar, o que impede a oxigenação e a circulação sanguínea, gerando além da oleosidade em excesso, a queda capilar.
5 – Troque a toalha tradicional de algodão por uma de Microfibra para secar o cabelo fino
Para evitar a quebra dos fios, o ideal é trocar a toalha de algodão pela de microfibra. Evite friccionar (esfregar os fios entre si) na toalha na hora de secar o cabelo, pois a fricção pode contribuir para o surgimento de frizz, arrepiados, embaraço e quebra.
A dica é apertar as madeixas de baixo para cima, secando das pontas em direção à raiz.
Se preferir usar secador e chapinha, tome alguns cuidados: aplique um protetor térmico nos fios antes e respeite uma distância de pelo menos 10 cm do cabelo, pois a alta temperatura dos equipamentos tendem a remover a água, gordura e assim fragilizar ainda mais o cabelo que já é fino.
6 – Ao utilizar fontes de calor, mantenha em temperatura média ou baixa
Secar os cabelos utilizando alta temperatura pode causar ressecamento, quebras e danos significativos. Tente utilizar uma temperatura média ou deixe o cabelo secar naturalmente, que também pode dar ao seu cabelo mais volume.
7 – Penteie e escove primeiro as pontas
Sempre comece penteando os cabelos pelas pontas, ou seja, de baixo para cima.
Para a escovação não é diferente, seque primeiro as pontas do seu cabelo, depois suba até as raízes para evitar que os cabelos se embaracem e quebrem.
Escove suavemente e não use muita força para não gerar traumas na raiz.
8 – Não prenda os cabelos com força
Puxar o cabelo com muita força tensiona as raízes, causando estresse ao couro cabeludo o que contribui para a quebra e principalmente a queda capilar.
9 – Aposte na em produtos para Reconstrução capilar e Cronograma Capilar
Fazer reconstrução capilar é imprescindível, para quem tem ou está com o cabelo fino, frágil, ralo e danificado. Usando máscaras reconstrutoras, a cada 15 dias, combinando com as outras etapas do cronograma capilar, como a hidratação e nutrição, os fios irão encorpar, ganhar mais massa, mais espessura e consequentemente maior volume.
Fazer umectação (nutrição) com óleos vegetais puros também podem contribuir no aumento da massa capilar e mais brilho aos fios.
- Mude a forma de secar os fios e obtenha maior volume
Seque 90% dos cabelos só movimentando o secador de baixo para cima (atenção a temperatura hein), com o auxílio dos dedos para separar as mechas. Para secar a parte de trás, abaixe a cabeça e movimente o secador de trás para frente. Assim, os fios ficarão mais soltos e com volume.
Na hora de finalizar o cabelo, não esqueça o Protetor Térmico!
Fios finos, precisam de um leave-in que além de proteger, tenha uma textura mais levinha, para não deixar o cabelo pesado, o que diminui ainda mais o volume.
11- Mude o Corte
Escolha cortes repicados, desfiados, degradês e em camadas colaboram muito para aumentar o volume dos fios.
Você também pode contar com a ajuda do babyliss, para criar ondas e deixá-los mais volumosos.
12 – Faça Penteados e use Acessórios
Use sprays que ajudem a fixar o cabelo, tiaras, topetes e penteados altos pode passar a impressão de maior volume aos fios.