Vitaminas Para os Cabelos – As Principais, Suas Funções e Benefícios
Vitaminas para os cabelos são essenciais para quem deseja manter fios sempre bonitos e saudáveis. Será que você usa as vitaminas certas?
No post de hoje, vamos falar sobre as vitaminas usadas para queda ou quebra de cabelo. Elas realmente funcionam? Quais as suas funções e benefícios?
Siga lendo o post e confira todas as informações para escolher os produtos certos, que atendam suas necessidades e dê resultado.
A falta de vitaminas e a queda de cabelo
A queda de cabelo é algo que interfere negativamente na autoestima da maioria das pessoas e pode ter diversas causas, uma delas é a carência nutricional.
Por exemplo, pessoas com deficiência de ferro e vitamina B12 podem acarretar a queda dos fios de forma expressiva. Nesse caso, é necessário suplementar e usar produtos ricos nessas vitaminas.
Além de provocar a queda, falta de vitaminas também enfraquecem os fios e proporcionam a quebra dos mesmos, por meio do ressecamento, dentre outras coisas.
Vitaminas para os cabelos – conheça as principais
Dentre as vitaminas para os cabelos, as principais e mais presentes em produtos são: A, B, C, D e E.
As mesmas conseguem proporcionar benefícios por meio da hidratação e nutrição do couro cabeludo, dentre outros processos importantes, como a eliminação de radicais livres.
Vale ressaltar que, cada uma delas possui uma função diferente, portanto, corrigem e tratam problemas distintos.
Vitaminas para os cabelos e suas funções
Após identificar as causas dos danos é chegada a hora de entender para que serve cada uma das vitaminas para os cabelos. Assim, você poderá escolher seus produtos com total segurança.
- Vitamina A: a deficiência de vitamina A pode causar a queda de cabelo. Também conhecida como retinol, ela ajuda a reduzir a produção de sebo e a oleosidade excessiva.
- Vitamina B: as vitaminas do complexo B exercem diversas funções no organismo, por isso, também têm relação com os cabelos. Nesse caso a principal é a B7 (biotina) que evita a queda e a B12.
- Vitamina C: dentre as vitaminas para crescer cabelo, a vitamina C é, sem dúvida, uma das mais importantes. Isso porque neutraliza os radicais livres e devolve o brilho.
- Vitamina D: se você sofre com queda de cabelo, precisa verificar se não está com carência de vitamina D, pois a mesma é importante na formação do folículo pilar.
- Vitamina E: da mesma forma que a C, essa vitamina combate os radicais livres e evita que os fios fiquem fracos e sem brilho, ou seja, contribui para seu crescimento.
Benefícios de usar vitaminas para os cabelos
Saber exatamente como anda a estrutura dos fios não é uma tarefa muito fácil, contudo, podemos identificar problemas apenas observando.
Por exemplo, quem usa química, logo percebe maior secura, redução do brilho, possível elasticidade e até fios muito ralos.
Isso acontece porque esses processos acabam retirando a proteção natural dos mesmos e enfraquecem sua estrutura. Assim sendo, é necessário usar vitaminas para recuperar todas as características naturais.
No entanto, não é apenas de vitaminas que vive um cabelo saudável. Os óleos também são essenciais!
Confira os principais benefícios de vitaminas para os cabelos:
- Fios mais fortes;
- Mais brilho;
- Hidratação e nutrição, permanentes;
- Redução drástica de queda, quebra e porosidade;
- Cabelos longos;
Agora que você já conhece os principais benefícios das vitaminas para o cabelo e que a falta delas pode ocasionar, opte por produtos ricos nesses nutrientes.
Além disso, saiba que a saúde dos fios também depende da etapa de nutrição, por isso, leia o post sobre óleos e manteigas vegetais.