A beleza dos cabelos grisalhos naturais impulsiona indústria de cosméticos
Uma ampla variedade de produtos especilizados nesse tipo de fio é lançada anualmente e traz inovações aliando tecnologia e ativos naturais.
Após décadas de dependência das colorações, de chapinhas, alisamentos e químicas para se enquadrar em um padrão de beleza, as mulheres estão cada vez mais assumindo seus cabelos naturais. Essa mudança, detectada em pesquisa do Google BrandLabs ainda em 2017 com aumento de 232% nas buscas pelo tema, continua em alta.
A aceitação da própria beleza nem sempre é fácil, como afirma a jornalista Isolda Monteiro “Por diversas vezes tentei fazer a transição capilar, mas sempre desistia porque na época tinha a crença de que, pra ser aceita, principalmente no trabalho, tinha que estar de cabelo alisado e escovado”.
A Bambbu Cosméticos, empresa especializada em produtos para cabelos brancos e grisalhos, e uma das pioneioras a lançar produtos para esse tipo de fio, desde o ano de 2018 assumiu o compromisso social em ajudar as mulheres que estão nessa fase. “Quando analisamos o mercado das grisalhas, vimos uma grande tendência desse segmento em relação a necessidade de produtos específicos. Porém, percebemos imediatamente que elas necessitavam não apenas de produtos, mas também de apoio”, conta Luiz Farias – Gerente de Marketing da empresa.
Pensando nisso, a empresa criou redes sociais que apoiam esse movimento. “Nas nossas páginas temos mais de 100 mil mulheres que contam suas histórias, seus traumas e principalmente, suas conquistas”, diz Luiz.
O isolamento imposto pela Covid-19 se tornou um catalisador para essa descoberta “A pandemia foi um divisor de águas, como fiquei um ano em home office, o cabelo cresceu e quando percebi dava para cortar tirando todo o alisado” reflete Monteiro.
Novos produtos facilitam a aceitação
Um dos fatores que contribuem para a aceitação dos cabelos naturais vem da indústria de cosméticos, que sentindo a necessidade desse novo público desenvolveu fórmulas adequadas para este nicho. Uma ampla variedade de produtos chega às prateleiras todos os anos e traz inovações aliando a tecnologia ao naturalismo que também é uma busca recente no mercado.
Juntamente com os novos produtos, veio também a necessidade de ensinar como tirar o máximo de aproveitamento dos cremes e shampoos, para dar continuidade do tratamento do salão em casa. É o que afirma a Angela Farias, química e especialista em desenvolvimento de cosméticos “não adianta o produto ter excelentes diferenciais, é preciso ensinar o processo de aplicação para extrair o melhor dele”.
A Angela que é também sócia da empresa faz lives constantemente para ensinar essas mulheres que estão passando pela transição e também aquelas que já tem seus fios grisalhos crescidos a como cuidar das madeixas em casa.
“As dúvidas são as mais diversas que vão desde como usar corretamente o shampoo, até a procedimentos de alisamentos que não amarelam os fios”, conta Angela.
fonte: jornal vitoria